SC Joias Finas

SC Joias Finas
Visite nossa fabrica. Grupo SC Brasil

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Todo Mundo é Incompetente, Inclusive Você

Incompetência é a inabilidade de alguém de desempenhar adequadamente uma determinada tarefa ou missão.
Incompetência é o fator determinante do Princípio de Peter (No Brasil traduzido como “Todo Mundo é Incompetente, Inclusive Você”).

O Princípio de Peter, em Administração, pode ser resumido no enunciado:

"Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência."

"In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence".

Através de várias observações e exemplos, o autor demonstra que os funcionários começam a trabalhar nas posições hierarquicamente inferiores. Quando, porém, demonstram competência nas tarefas desempenhadas, via de regra são promovidos para graus superiores. Esse processo mantém-se, até que esses funcionários atinjam uma posição em que já não mais são "competentes", isto é, capazes de desenvolver a contento as tarefas.

Como a "despromoção" não é um mecanismo habitual, as pessoas permanecem nessas posições, em prejuízo da organização a que pertencem. A isto Peter denomina de "nível de incompetência" - o grau a partir do qual as pessoas não têm competência para a posição que ocupam.
Embora esse fenômeno seja encontrado na sociedade e um fator significativo de ameaça ao seu funcionamento adequado, ainda é relativamente pouco estudado.

Este princípio é, obviamente, questionável.
Por ser culturalmente específico e apenas fazer sentido em organizações meritocráticas (ou minimamente meritocráticas). Com efeito, em determinados contextos sócio-culturais as promoções baseadas no mérito não são assim tão frequentes. Depois, por carregar algum determinismo teleológico na evolução das organizações. Outros pontos negativos são ainda apontados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário