SC Joias Finas

SC Joias Finas
Visite nossa fabrica. Grupo SC Brasil

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Você responde ou reage?

Você responde ou reage? Espero que a sua resposta tenha sido “respondo”, porque responder é positivo e reagir é negativo. Exemplo: você fica doente e vai ao médico. Ele lhe dá uma receita e lhe diz para voltar no mês que vem. Quando você entra no consultório, o médico olha, balança a cabeça e diz: “vamos ter de mudar essa receita porque seu organismo não está reagindo ao remédio”. Ninguém fica feliz com efeitos negativos.

Então, você volta outro dia, o médico o examina e diz: “parece que acertamos. Seu organismo esta respondendo ao tratamento”. Todos ficam felizes com resultados positivos.

No mundo dos negócios ou para ser mais exato, no mundo em geral, nem tudo o que encontramos é positivo. Por exemplo, podemos dizer com toda a segurança que 99% dos profissionais um dia já levaram um “bolo” de um cliente, alguém dentro da empresa levantou um boato injusto. Pode-se dizer quase com a mesma segurança, que a maioria reagiu com raiva, frustração, desapontamento ou uma combinação dos três.

Quando acontecer isso ao invés de ficar com raiva, fale para você mesmo frases de incentivo e superação:

Não deu agora, mas eu sei que tem coisa muito maior me esperando…
Eu sei que quando uma porta se fecha outra muito maior e melhor se abre…
Nada grandioso no mundo foi realizado sem contratempos…
Paciência e tempo dão mais resultado do que força e raiva…

Se você deseja um arco-íris em sua vida meu amigo, terá que suportar a chuva…

Prof. Menegatti

3 comentários:

  1. Eu concordo com o Prof. Menegatti, porém confesso que, a primeira vista fiquei pensando que reagir seria melhor que responder, pois reação me parece algo mais rápido, e a resposta, algo mais lento, mais ponderado. O Mercado de trabalho exige respostas rápidas, porém a experiência faz com que possamos dar respostas mais rápidas, ao invés de reações muitas vezes precipitadas.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria, o importante é responder, mas para isso é necessário conhecimento, experiência, paciêncie e lógico muito controle.
    Parabéns pela matéria, me tornei seguidor do seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Reagir é instintivo, impulso. Responder requer raciocínio, e muitas vezes inteligência emocional também!

    ResponderExcluir